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Às vezes, será procuro mulheres solteiras para amizade preciso ajudá-los também com o exemplo a encontrar momentos para ler, para que experimentem o prazer da leitura, sem cair no egoísmo de mulher procura homem ubate preferi-la sempre ao diálogo e à convivência.
Zagajewski, Na Beleza Alheia, Valencia, Pre-textos 2003, 165.
Hoje, ouvir continua sendo fundamental na nossa vida: dirige o nosso primeiro acesso à linguagem, lhe dá forma, e, sobretudo, faz possível o diálogo, que é uma das fibras do tecido da vida.
É bom, sem dúvida, dar ao autor a oportunidade de ganhar nossa atenção, mas, por outro lado, por que dedicar tempo a um que não entendemos?Contudo, é óbvio que não se consegue fomentar a leitura à base da demonização da televisão ou dos videogames, ou apresentando-a como um dever moral.Talvez ficou gravada em nós a personalidade daquele professor que nos revelou a poesia, ou que contagiou o seu entusiasmo por um determinado autor.Se um livro não consegue conquistar-nos, e não há motivos especiais para lê-lo, talvez não valha a pena prosseguir com a leitura: esperam-nos muitos outros livros que talvez nos enriquecerão mais.Querer estar sempre na última poderia fazer com que se nos escapassem outros títulos mais divertidos, inteligentes ou criativos, esquecidos nas estantes das bibliotecas ou de nossa casa.No entanto, quando chegamos ao final de um livro talvez bom, mas que nunca chegou a interessar-nos de verdade, podemos ter perdido muito mais tempo.Texto: Luis Ramoneda - Carlos Ayxelà 1, cfr.O leitor que se aproxima de um livro não assina nenhum contrato com o autor, que o proíba de ler na diagonal, ou deva se comprometer a chegar até o final do livro.Buscava escolher aquilo que fosse mais essencial.
Além disso, a internet dá acesso, muitas vezes gratuitamente, à infinidade de meios de comunicação e serviços de informação e de opinião.
As tecnologias digitais também facilitaram a proliferação de audiolivros e áudios de artigos de revistas, e inclusive a leitura automática de quase qualquer texto: recursos muito úteis para quem tem de passar, por exemplo, muitas horas ao volante, ou caminhando, ou realizando trabalhos domésticos.
2 São Josemaria, Sulco, 428.
Há quem tenha o costume de abrir os livros em uma página determinada: se essa página lhe interessa, lê o livro, se não, o deixa.A leitura bem escolhida non legere, sed eligere, diz um adágio clássico é uma das chaves mestras dessa atividade apostólica.Em vez disso, é necessário atingir o fundo da alma, despertar a fascinação pelas histórias, a beleza, a centelha da inteligência e da sensibilidade.Quando alguém assistiu a um filme medíocre, pode lamentar-se por ter perdido duas horas da sua vida.Provavelmente muitos recordamos os primeiros livros que nos presentearam ou que lemos, as histórias que nos contavam na infância, as edições de obras clássicas ou textos de história sagrada adaptados para crianças.A escuta e a leitura, como formas de atenção, fazem possível a vida espiritual.Esta tarefa, que não requer muito tempo, mas sim um pouco de cabeça e constância, é decisiva.De qualquer forma, uma vida inteira procuro casal homem em maracaibo não seria suficiente para ler os livros que hoje se consideram como clássicos.São Josemaria sempre animou os que se conviviam com ela a ter um olhar amplo e a cultivá-lo, porque um cristão é uma pessoa capaz de assombrar-se, disposta a pensar, a rever as próprias opiniões, para levar o Evangelho a todos os lugares.



6 Lope de Vega, A viúva valenciana, Castalia, Barcelona 2001, 104.
A leitura nasceu quando a humanidade começou a anotar as máximas dos seus sábios, os códigos que recolhiam os costumes e as leis, os relatos dos acontecimentos nos quais cada povo havia se forjadoAté então a cultura cultivo da alma só se transmitia por meio.


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